tipos de eventos corporativos
blog

6 tipos de eventos corporativos que sua empresa pode organizar

Diversos são os tipos de eventos corporativos presentes no mercado. Cada formato conta com características e finalidades específicas. Eles podem ser organizados para os  colaboradores de uma empresa com o objetivo de integrar a equipe ou para o público externo, buscando aproximar a marca dos seus consumidores, por exemplo. 

Tendo em vista os bons resultados que essas ações alcançaram nas organizações, o mercado vem crescendo no Brasil. Segundo a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os gastos com eventos corporativos no país representam 4,3% do PIB Nacional

É possível organizar congressos, seminários, workshops, simpósios, convenções, entr8e outras possibilidades. A escolha vai depender do objetivo que a sua organização aspira com a realização do evento. 

Mas com tantas opções, pode ser difícil decidir qual o formato ideal para você organizar. Pensando nisso, o Espaço Fit Eventos elaborou um guia com seis tipos de eventos corporativos para você descobrir as características e a finalidade de cada um deles. 

O que é um evento corporativo? 

O evento corporativo é um encontro organizado por empresas que proporciona interações e trocas de conhecimento entre os participantes. A ação conta com diferentes objetivos; os eventos corporativos permitem o contato direto com o consumidor, o aumento de credibilidade de um marca e a criação de uma comunidade. 

Além disso, os eventos corporativos podem ter o intuito de ensinar algum assunto para os membros de uma organização e também aumentar o engajamento dos colaboradores. 

6 tipos de eventos corporativos 

Workshops

O workshop ou treinamento tem como principal característica a capacitação de um grupo de participantes e a ativa participação do público. As empresas organizam esses eventos quando têm a necessidade de que seus colaboradores aprendam e aperfeiçoem uma nova habilidade técnica. 

Normalmente, esse formato conta com a figura de um palestrante que promove as atividades práticas e a interação entre as pessoas que participam do encontro. O evento tem curta duração, sendo realizado em apenas um dia em um período de até 8 horas. 

O Espaço Fit possui salas exclusivas para workshops, palestras e centro de convenções para sua empresa realizar o evento corporativo ideal. Confira nossos espaços clicando aqui

Congressos 

Os congressos são grandes eventos promovidos, geralmente, por entidades de classes. O formato busca atrair vários participantes, tendo caráter regional, nacional e internacional. 

Os congressos contam com diversas atrações, como: palestras, painéis e  workshops. Por isso, o local deve ter uma boa estrutura e acomodação adequada. 

São encontros de longa duração e costumam girar em torno de até uma semana. De forma bem didática, podemos dizer que um congresso é um evento que possui vários outros mini eventos internos. 

Palestras

As palestras tem como objetivo apresentar de forma sucinta conteúdos relevantes para os participantes do encontro. O evento tem o discurso de apenas uma pessoa e costuma ocorrer no período de uma ou duas horas.

Nem sempre as palestras são sobre assuntos ligados diretamente a profissão do participante, mas sim acerca de temas que animem e despertem interesse das pessoas. Uma temática muito abordada nesse tipo de evento é a motivação.

Seminários 

Os seminários são caracterizados pela exposição, discussão e conclusão de um determinado tema por profissionais especializados. A exposição é feita por apenas uma pessoa, mas a discussão é aberta para todos os participantes. 

Isso porque o principal objetivo do evento é fazer com que os participantes troquem conhecimento, desenvolvam novas capacidades e se informem sobre o tema abordado um com os outros.

Simpósios

Os Simpósios reúnem expositores especialistas nos assuntos abordados. É um ambiente em que pessoas interessadas pelo mesmo assunto vão para discutir e aprender. Muito comum no ambiente acadêmico, esse tipo de evento conta com a presença de um moderador para mediar, receber e repassar perguntas do público para os expositores.

Entre os objetivos centrais de um simpósio podemos citar a apresentação de novidades sobre um tema específico. Simpósio e seminário são eventos parecidos, porém, no primeiro, temos vários especialistas expondo seu conhecimento e opinião. Já no seminário, contamos com o ponto de vista de apenas um expositor. 

Convenções 

As convenções são eventos grandes e contam com bastante interação entre participantes e expositores. A ação costuma ser realizada por empresas que visam promover encontros entre os colaboradores. 

Existem diversos tipos de convenção, as mais comuns são as de vendas, realizadas com o objetivo de apresentar e divulgar serviços ou produtos. 

E aí, já sabe qual o tipo de evento a sua empresa deseja realizar? O Espaço Fit oferece qualidade, sofisticação e infraestrutura para seu evento corporativo em SP.

Conteúdos relacionados