Como fazer um podcast de sucesso
blog

O que eu preciso para fazer um podcast?

Com a alta do podcast, muitos negócios estão se interessando e pensando em fazer um para a sua empresa.  E, apesar de ser relativamente fácil de fazer, existem algumas dúvidas que podem surgir durante o processo de fazer um podcast. Então, o que eu preciso para fazer um podcast? Você confere a seguir!

Segundo dados do Ibope de 2019, 40% dos usuários brasileiros da Internet ouvem podcasts. Além disso, o país é o segundo maior consumidor do formato, de acordo com dados do Spotify. Só em 2020, na América Latina, a plataforma viu um crescimento de 400% no número de podcasts.

Diante desse cenário, muitas marcas estão aproveitando a oportunidade para aplicar estratégias de marketing de conteúdo ao produzirem seus próprios podcasts. 

Pensando nessa oportunidade, o Espaço Fit Eventos decidiu reunir dicas para te ajudar na criação do seu próprio podcast.

O que é um podcast?

Muito similar a um programa de rádio, um podcast é um conteúdo gravado em áudio e disponibilizado em plataformas de streaming na Internet. Seu conteúdo pode variar entre informação, talk show, entretenimento, ficção e muitos outros.

É importante dizer que todo podcast passa por um processo de edição e não tem a característica de ser um programa ao vivo, ele geralmente fica disponível ao público para reprodução.

Inclusive, a parte responsável pelo sucesso do formato é a facilidade do conteúdo em áudio de ser consumido pelos usuários no horário e momento que quiser, o que impulsiona a distribuição do mesmo.

Como fazer um podcast?

Do ponto de vista estratégico, o podcast é uma maneira de entregar conteúdo ao público. Seu objetivo é compartilhar informações sobre um tema ou propagar notícias sobre um mercado.

Um podcast é uma ótima maneira de mostrar autoridade sobre um assunto e construir uma comunidade. Contudo, criar um podcast não é tão simples quanto ouví-lo, por isso, confira algumas dicas que o Espaço Fit preparou para te ajudar nessa empreitada:

Planejamento

Sem planejamento é praticamente impossível tirar qualquer projeto do papel. Na criação de um podcast, o primeiro passo não poderia ser diferente, portanto: planeje!

Define uma linha editorial. Para isso, escolha um assunto sobre o que falar e destrinche o mesmo em temas mais específicos. Além disso, é importante escolher um nome para o seu podcast.

Saiba com quem você vai falar no seu podcast. Por mais que não haja uma interação ao vivo, para fazer um podcast você precisa de um público-alvo. Assim ficará mais fácil entender pelo o que essas pessoas se interessam e produzir um conteúdo de valor.

Também é importante definir a maneira como você vai conversar com a sua audiência. Para isso, é necessário escolher um formato: um solocast (monólogo), uma mesa redonda (discussões mais livres com convidados), entrevista (perguntas e respostas), storytelling (narrativa construída), etc.

Por fim, defina a frequência com que os episódios serão produzidos e o tempo de duração de cada um.

Gravação

O maior segredo para a gravação é reservar um espaço com boa acústica. Ruídos e sons externos podem ser neutralizados na edição, mas é mais interessante se eles não aparecerem na gravação para manter a qualidade do áudio.

Além disso, um equipamento adequado para gravação também é importante. Celulares e fones de ouvido com microfone cumprem bem a função e são boas opções para quem está começando. Mas também existem microfones específicos para computadores disponíveis no mercado hoje em dia.

Porém, se você procura por praticidade, estúdios de gravação permitem elevar o nível da qualidade do seu podcast.

O Espaço Fit Eventos possui salas multimídia equipadas para a gravação do seu podcast ou conferência digital. Clique aqui e saiba mais!

Edição

A ideia do podcast é produzir uma narrativa fluida e que capture a atenção do ouvinte. Sendo assim, é interessante que não haja muitos cortes e a conversa seja natural.

Por outro lado , a edição da gravação é extremamente necessária para reduzir ruídos, amplificar o som e equalizar o áudio, tudo com o objetivo de manter a qualidade do som. Programas de edição como o Audacity, Adobe Audition e Alitu são simples de usar,  e há, também, muitos outros disponíveis.

Aliás, também é interessante incluir vinhetas e efeitos sonoros para criar uma ambientação ao podcast. Há bancos de áudios gratuitos e disponíveis na Internet, fora o estúdio de criação do Facebook e da biblioteca de áudio do Youtube.

Publicação

Depois de gravado e editado, o último passo é publicar o seu podcast e divulgá-loSe o seu negócio possuir um site ou outra plataforma que suporte o formato de áudio, é uma ótima ideia publicá-lo lá.

No entanto, também é possível fazer a publicação em plataformas de streaming como o Spotify e Anchor. Cada uma delas possui regras específicas de publicação e direitos, por isso, pesquisar mais sobre isso é um bom caminho. 

Conclusão

Fazer um podcast é uma ótima oportunidade para construir uma comunidade na Internet para o seu negócio, além de se comunicar diretamente com o seu público-alvo

Apesar de ser relativamente simples, é necessário se programar para concretizar essa ação. Com as dicas do Espaço Fit Eventos, agora você está mais preparado para iniciar o seu podcast!

Gostou desse conteúdo? Acesse o blog do Espaço Fit para mais dicas de eventos e não deixe de conhecer nosso site e nossos serviços.

Conteúdos relacionados