planejamento anual de empresas
blog

Planejamento anual para empresas: 5 dicas essenciais

MATÉRIAS RELACIONADAS

O planejamento anual para empresas é um processo necessário, entretanto é muito fácil cometer erros durante o processo que podem fazer você se perder. Se você não sabe o que quer e para onde está indo, nunca alcançará seu potencial

O planejamento anual pode ser descrito como o processo de definição de um roteiro de negócios para sua empresa e seus funcionários. Dito isso, nós do Espaço Fit Eventos, trouxemos para você as principais dicas na hora de montar seu planejamento anual.

 

Realize entrevistas com os Stakeholders

Comece o planejamento anual entrevistando todos os stakeholders do seu negócio. Podem ser membros da equipe, gerentes, investidores, parceiros, fornecedores ou clientes. 

Passar 30 minutos conversando com as principais partes interessadas individualmente pode ser uma dica de ouro.

Quanto maior a organização, mais difícil é entrevistar todos, portanto, convém marcar chamadas em grupo. Fazer perguntas muito abertas durante essas entrevistas, como:

  •  “O que você gostaria de ver acontecer no próximo ano?” 
  •  “O que deixaria você orgulhoso de podermos realizar?

Faça anotações durante as entrevistas e muitas vezes faça um brainstorm com as partes interessadas, discutindo ideias uns com os outros. 

Realize, em seguida, um brainstorming e incentive as pessoas a proporem ideias. Mesmo que algumas sugestões não entrem na realidade atual da empresa, se a ideia for interessante para a sua organização, elas já ficam no radar e podem ser colocadas em prática mais para frente. 

 

Estabeleça metas mensuráveis

 

Antes de olhar para a frente, é importante olhar para trás. Para isso, é uma ótima ideia revisar suas metas (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, com limite de tempo). Elas podem ajudar a esclarecer ideias, concentrar esforços e garantir que os recursos sejam usados ​​da maneira mais produtiva.

Lembre-se de que seu plano anual também deve ter uma forte conexão com os objetivos estratégicos da sua empresa.

As metas precisam ser claramente especificadas, indicando quais equipes, indivíduos ou departamentos serão responsáveis ​​pela execução das tarefas. As expectativas devem ser excepcionalmente claras para os colaboradores. 

Além disso, trabalhar com OKRs bem definidos pode ajudar a manter as equipes no caminho certo, pois ajudam a fornecer visibilidade sobre o que outras equipes e indivíduos estão trabalhando. É tudo uma questão de manter a força de trabalho motivada e absolutamente clara sobre quem está encarregado de quê.

 

Envolva toda a equipe no planejamento anual

 

Planejar com antecedência é muito bom, desde que mantenha todos envolvidos no processo.  Certifique-se de envolver sua equipe no processo de planejamento.

Fazendo isso, você pode economizar algum tempo delegando pesquisas, coleta de dados e muito mais. Outro bônus é dar mais um passo em direção à transparência, dessa forma, você ganha a confiança e o apoio dos colaboradores para o plano .

Se você precisa de um espaço adequado para seu evento, onde você e seu time possam se concentrar apenas no planejamento anual da empresa, conheça as salas do Espaço Fit Eventos.

Não negligencie a cultura e os valores da empresa.

 

 

Em outros textos já abordamos a importância da cultura e do clima organizacional. Seja deliberada ou não planejada, a cultura da empresa é um fator essencial para a reputação e o sucesso geral de uma empresa

No entanto, sem um sistema de valores sólido, uma cultura positiva e de apoio é muito mais difícil de alcançar. Mesmo os proprietários individuais devem manter um conjunto distinto de valores para ter sucesso. 

Avalie os aspectos positivos e negativos em relação à cultura de sua empresa, fazendo as seguintes perguntas-chave:

  • O que você fez para incentivar uma cultura empresarial positiva no ano passado?

  • Houve alguma oportunidade perdida?

  • Como você pode ser ainda mais focado e eficaz ao apoiar uma cultura empresarial positiva no próximo ano?

 

Lembre-se de fazer o acompanhamento

 

Os planos são tão eficazes quanto o grau em que são mantidos. Não se esqueça de organizar reuniões periódicas (mensais ou trimestrais) para garantir que seus objetivos e estratégias não estejam apenas funcionando, mas também tendo o efeito desejado. 

Por outro lado, tenha em mente que essas táticas definidas durante o planejamento anual não são necessariamente “gravadas na pedra”, por assim dizer.

Para concluir, para os empreendedores, planejar com antecedência é uma habilidade indispensável e o planejamento anual para empresas pode te ajudar a estar mais próximo do sucesso.

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe o blog do Espaço Fit Eventos para mais conteúdos.

Conteúdos relacionados