Ao contrário do que muitos empreendedores ainda acreditam, para o alcance de sucesso de uma empresa, não bastam apenas investimentos financeiros e administrativos. Na realidade, gestores e donos de negócios que desejam testemunhar o crescimento dos empreendimentos devem, independente do tipo ou segmento seguido, empregar esforços contínuos para uma correta construção e edificação corporativa. Neste sentido, o papel do consumidor para um negócio destaca-se, fazendo com que empreendimentos tenham que voltar sua atenção para a principal figura de qualquer esquema comercial: o cliente.
Deste modo, compreende-se que antes de qualquer tipo de iniciativa ou planejamento, o gestor deve lembrar-se que a alma de seu negócio deve ser o seu cliente. Por vezes, preocupando-se excessivamente com a qualidade dos produtos e os lucros obtidos, a peça principal do jogo de vendas, o consumidor, pode tornar-se esquecido, ficando em segundo plano. Neste sentido, é muito importante a realização de pesquisas de satisfação, abertura de canais de relacionamentos, onde possam haver reclamações, SAC, sugestões, etc.
Sobretudo, é fundamental que hajam investimentos, além da otimização da relação empresa e cliente, uma correta aprimoração dos processos produtivos e de resposta ao consumidor. O produto final disponibilizado deve ser sempre de alta qualidade, alcançando e, principalmente, superando as expectativas do cliente. Deste modo, é possível que o negócio cresça e desenvolva-se, por meio do firmamento de novas parcerias, assim como a conquista da fidelidade e preferência do consumidor.