blog

Mulheres dentro do mercado de trabalho

Ao contrário do que era há algum tempo atrás, atualmente, as mulheres têm conquistado espaço cada vez maior dentro do mercado de trabalho. Apesar das condições não serem as mesmas em comparação aos homens, estudos indicam o aumento do número de mulheres empreendedoras que decidem investir em sua carreira, assim como no seu próprio negócio.

De acordo com os índices pesquisados, dentre os negócios existentes no Brasil, cerca de 43% pertencem a mulheres que empreendem, que atuam, em sua maioria, com pequenas e médias empresas. O estudo também indica que 43% dos donos dos negócios no Brasil são do sexo feminino e do total de mulheres, 73% são sócias de negócios dos mais variados nichos e segmentos.

Por outro lado, quando fala-se sobre grandes empresas, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras brasileiras são sócias neste tipo de companhia. Os estudos indicam que a idade média das mulheres empreendedoras aproxima-se dos quarenta anos, sendo que a maioria destas se encontra na região sudeste do Brasil.

O estudo também mostra que as mulheres têm cada vez mais acesso ao emprego formal com todos os direitos assegurados, como férias, 13º salário, licença-maternidade e licença por doença. No entanto, mesmo com maior inserção no mercado de trabalho, ainda é grande o número de mulheres que trabalham sem receber nada. São as que cuidam da casa, ou que cuidam dos filhos e não tem nenhum tipo de remuneração. Neste sentido, apesar do notável aumento de participação feminina no mercado, ainda há desigualdade em relação aos homens no que refere a formalização do emprego

Artigo base: http://espacofiteventos.com.br/mulheres-no-mercado-de-trabalho/

Conteúdos relacionados