Antigamente, antes da popularização do advento da internet e das novas tecnologias, não era comum que as pessoas se atualizassem com tanta regularidade, uma vez que o processo de comunicação e a própria disseminação de informação eram altamente limitadas. No entanto, atualmente, com o aumento crescente da comunicação instantânea, especialmente por meio das redes sociais, comunicar-se nunca esteve tão fácil, rápido e acessível. E dentro do mercado, a internet no mundos dos negócios também propiciou uma série de mudanças importantes.
Nos dias atuais, populariza-se, por exemplo, o conceito de empresas virtuais, ou seja: negócios que atuam somente dentro dos meios digitais online, não necessitando de espaços físicos ou suportes materiais. O sucesso deste tipo de tendência de negócio virtual fez com que boa parte do mercado se voltasse para a internet, adaptando seus canais de comunicação, relacionamento e vendas para os meios virtuais.
Além disso, mesmo em empresas e negócios que ainda atuam nos moldes tradicionais, o uso da internet no dia a dia profissional se faz largamente presente: hoje em dia, qual escritório ainda não dispõe da rede mundial para a execução dos seus processos? A própria comunicação empresarial é realizada dentro de canais virtuais, que faz com que todos os processos tornem-se mais dinâmicos, acelerados e responsivos.
Sobretudo, além de ser um exímia ferramenta de desenvolvimento, comunicação e aceleração de processos, o uso da internet no ambiente de trabalho, especialmente através das redes sociais, pode ser um meio eficiente, rentável e em alta para atrair novos clientes, gerar novos negócios e expandir o seu campo de alcance. Além disso, muitas são as empresas que fazem uso das redes para conquistar e fidelizar seu público, reforçando sua identidade e presença na mente de seus consumidores.