| |

Horizontalização profissional

Horizontalização profissional

Leia o artigo da equipe do Espaço Fit Eventos e entenda o que é horizontalização profissional no trabalho e seus principais benefícios para a equipe.

Considerada já obsoleta e inadequada, a antiga concepção de que a relação entre líder e funcionário deveria se basear em submissão e comando não existe mais, sendo cada vez menos sentida e exercida na maioria das empresas e organizações.  Atualmente, independente do tamanho ou segmento da empresa, é comum observar uma transformação na relação de trabalho em uma equipe, por meio da qual torna-se essencial que líderes e colaboradores cooperem e caminhem unidos, buscando sempre a horizontalização dos cargos e relações.

Evidentemente, a hierarquia dos cargos se mantêm, devido, principalmente, às próprias maiores e menores responsabilidades e atribuições de cada profissional. No entanto, o trabalho em si deve acaba por ser realizado de modo conjunto, fazendo com que indivíduo da equipe exerça sua função e sinta-se, verdadeiramente, importante dentro do esquema produtivo.

Além de tornar o trabalho mais fluído, a horizontalização das relações profissionais acaba por aumentar a motivação da equipe, pois todos seus integrantes passam a sentirem-se respeitados e valorizados, uma vez que seu coordenador ou líder torna-se seu parceiro e não seu chefe, cargo vislumbrado pelo antigo esquema de submissão profissional.

Conteúdos relacionados