De modo geral, a seleção de candidatos para uma vaga profissional costuma ser um processo longo. Isto ocorre devido ao atual alto nível de desemprego, que faz com que os profissionais de um RH recebam, muitas vezes, dezenas ou centenas de currículos para uma única vaga. Dentro deste contexto, a importância de um bom currículo em épocas de crise torna-se ainda mais evidente, uma vez que o documento pode fazer toda a diferença para o retorno do profissional ao mercado de trabalho. Mas como elaborar um bom currículo? O Espaço Fit Eventos, que oferece salas para treinamentos próximo à Avenida Paulista, compilou algumas dicas vencedoras para que você chame a atenção do recrutador e conquiste a tão sonhada entrevista profissional.
Tenha um objetivo profissional
Um dos problemas mais comuns para currículos é a falta de um objetivo. Esqueça a história do “disponível para novas experiências e oportunidades”. Demonstre autonomia e precisão e deixe muito claro qual o seu objetivo profissional. Você precisa saber o que quer e firmar isso para a empresa contratante. No caso de possuir mais de um objetivo, elabore mais de um modelo de currículo a ser entregue para vagas diferentes.
Seja o mais breve possível
Lembre-se que serão muitos os currículos analisados pelo recrutador e, mesmo com a necessidade de chamar sua atenção, de nada adiantará um currículo extenso e repleto de “encheção de linguiça”. Seu currículo deve ser o mais breve e objetivo possível, para que este não seja descartado de imediato. A dica é criar apenas uma lauda (ou seja: uma folha), com textos de, no máximo, um parágrafo, descrevendo suas informações de maneira clara, concisa e resumida.
Não minta, mas venda o seu peixe
Também lembre-se de nunca mentir. É comum se sentir tentado a diminuir a idade ou acrescentar mais um curso ou experiência inexistente, no intuito de chamar a atenção do recrutador, mas esse é um grande erro, pois todas as informações terão de ser comprovadas posteriormente. Por conta disso, evite mentiras, mas busque oferecer destaque para suas habilidades, competências e qualificações, assim como suas experiências. O importante é saber usar e estruturar suas informações a seu favor.
Vício de linguagem: “por conta”! Vamos evitar 🙂
“separou” ficou meio informal…
melhor “vencer” do que “matar” 🙂