De um modo geral, não há quem discorde: a positividade no ambiente de trabalho caracteriza-se como um atributo valioso dentro de equipes profissional, sendo um dos principais fatores responsáveis por um clima harmonioso, produtivo e que inspire motivação e engajamento profissional. Além de possibilitar melhorias de condições de trabalho, o otimismo no ambiente profissional é responsável por proporcionar o aumento de qualidade de produção individual e conjunta, afinal, quem deseja trabalhar em um local onde predomina o pessimismo e a negatividade? Mas como ser mais positivo no trabalho?
Qual a importância do otimismo profissional?
São inúmeras as pesquisas de comportamento e resultados que comprovam que pessoas otimistas no ambiente de trabalho são muito mais produtivas, resilientes e capazes de incentivar seus colegas de trabalho. Ser positivo implica em observar suas próprias ações com mais empenho e atenção, enxergando os resultados obtidos sempre por uma ótica positiva, independente de falhas ou dificuldades. Deste modo, é de se esperar que estes profissionais otimistas tenham mais ideias, sejam inovadores e iniciem grandes mudanças ao seu redor.
Como ser mais otimista e positivo no trabalho?
O primeiro passo para ser mais otimista no ambiente de trabalho é justamente reconhecer a importância de tal postura para um bom desempenho profissional. Reconhecer a necessidade da visão profissional positiva é fator fundamental para reconhecer obstáculos e dificuldades como oportunidades, encorajando a si mesmo e os demais. Neste sentido, uma boa dica é vislumbrar tais desafios como oportunidades de aprendizagem e crescimento.
O exercício da positividade profissional deve ser constante, independente da situação enfrentada naquele momento: seja esta favorável ou negativa. Lembre-se que acreditar em si mesmo, em seu próprio potencial, em sua equipe e em seus objetivos são tarefas que devem ser seguidas diariamente.
Artigos: http://espacofiteventos.com.br/positividade-no-ambiente-de-trabalho/