Organizar uma live de sucesso é bem mais simples do que pode parecer. Isso porque você não precisa de equipamentos muito sofisticados. Além disso, as redes sociais oferecem recursos bem intuitivos para realizar uma transmissão ao vivo.

Aliás, fazer uma live é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo e pode trazer muitas vantagens a você e sua marca ou empresa.

Essa oportunidade é gerada porque as lives proporcionam um momento de interação com o seu público, uma vez que é permitido que você responda as perguntas da audiência da transmissão em tempo real.

Sendo ótimas para o aumento do tráfego orgânico, as próprias redes sociais costumam aumentar a distribuição desse tipo de conteúdo. Os efeitos dessa lógica são o aumento do alcance da marca e da autoridade da mesma no meio digital.

Ao entender a importância das lives para o seu negócio, o Espaço Fit Eventos decidiu te ajudar a organizar uma live para ser um sucesso na Internet. Confira!

Escolha do tema

O primeiro passo para fazer uma live é escolher um tema para abordar. Antes de mais nada, o tema precisa estar dentro do nicho de atuação da empresa e ser relevante para a sua audiência.

Uma boa prática para escolher o tema é explorar as principais dúvidas que o público possui em relação a um assunto. Assim, a live despertará o interesse do público, que vai querer interagir para sanar dúvidas.

Estrutura da live

Para uma live de sucesso é extremamente importante saber conduzir o tema. De nada adianta escolher um assunto relevante e que desperta o interesse do público se as ideias não forem expostas de maneira clara.

Portanto, para não correr o risco de não se comunicar efetivamente, faça um roteiro para estruturar a linha de raciocínio que você deseja seguir. 

Sendo assim, elenque as ideias centrais da live e faça anotações pontuais sobre o que quer transmitir sobre o assunto. Se houver convidado, elabore perguntas para incentivar a discussão e faça comentários para contribuir com o conteúdo.

Quer mais dicas sobre eventos? Acesse o blog do Espaço Fit Eventos e tenha acesso às melhores ideias para eventos de sucesso.

Escolha do canal de transmissão

Tão importante quanto o conteúdo, os detalhes técnicos merecem atenção e exigem uma preparação com certa antecedência

Mas, por mais simples que seja fazer uma transmissão ao vivo atualmente, falhas técnicas e outros imprevistos acontecem e podem interferir no sucesso da sua live. 

Sendo assim, escolha o canal de acordo com seus objetivos. Se a meta for atingir um grande número de pessoas, considere a transmissão simultânea em diferentes plataformas (Instagram, Facebook, Youtube, etc.). 

No entanto, se o objetivo é ser mais assertivo ou se você ainda está testando o formato, utilize a plataforma em que seu público interage mais e você está mais acostumado a usar.

Há diversas maneiras de se fazer uma transmissão ao vivo e é perfeitamente possível fazê-la diretamente das plataformas. 

Porém, se você deseja profissionalizar um pouco, a ferramenta OBS Studio oferece diversos recursos para operar uma live e é relativamente simples de lidar.

Preparação do ambiente e equipamentos

Ainda sobre a parte técnica por trás de uma live de sucesso, a preparação do ambiente também é uma parte essencial da organização.

Primeiramente, escolha um lugar com boa iluminação e um fundo limpo e sólido que não distraia a audiência de você e da sua mensagem.

Além disso, lembre-se de checar os equipamentos. Câmera, celular, microfone e qualquer outro equipamento que você deseja utilizar devem estar carregados e com memória suficiente para a transmissão.

Quer elevar o nível das suas transmissões ao vivo? O Espaço Fit Eventos conta com aluguel de equipamentos multimídia como projetores, equipamentos de som, notebook e impressoras, redes wifi e cabeamento, iluminação e cabines de tradução simultânea. Confira!

Divulgação

Por fim, não se esqueça de usar todos os canais digitais de comunicação para divulgar a sua live

Uma boa dica para a divulgação nas redes sociais é usar a regra do 3x3x3. Essa regra consiste em fazer divulgações em 3 dias diferentes, em 3 horários diferentes e com 3 chamadas diferentes. 

Seja qual for o canal de divulgação, é importante que o seu conteúdo seja disparado diversas vezes em vários lugares para atrair o público.

Conclusão

O segredo para uma live de sucesso é a organização. Logo, se planejar e ter os objetivos claros em mente vão te guiar para produzir um conteúdo de excelente qualidade.

Gostou do conteúdo e quer construir ótimos eventos, mesmo online? Conheça o serviço de transmissões ao vivo e lives do Espaço Fit Eventos.

Conteúdos relacionados