blog

Como combater a ansiedade no trabalho?

Atualmente, com o ritmo cada vez mais acelerado e emergente do mundo corporativo, é comum que muitos profissionais sintam-se diariamente “engolidos” pela rotina profissional, perdendo-se em meio a inúmeros prazos, cobranças e crescimento das demandas de produção. Não raro, este tipo de situação faz com que estes indivíduos sofram com crises de ansiedade no ambiente de trabalho, capaz de incidir negativamente em sua produtividade diária, assim como em sua própria qualidade de vida. Mas como combater a ansiedade no trabalho?

A ansiedade profissional deriva-se, principalmente, da atual forma como o mercado de trabalho mundial desenvolve-se, baseado nas demandas emergentes, onde o fluxo de informações e atribuições jamais cessa. O efeito disso é que os profissionais sintam-se cada vez mais esgotados, pressionados e ansiosos, experimentando o medo constante da perda do emprego. Neste sentido, a auto cobrança surge como um dos principais meios desencadeadores do mal estar.

Inúmeros especialistas em carreira ensinam como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho. Em primeiro lugar, o profissional ansioso deve lembrar-se que, independente da sua quantidade de responsabilidades e atribuições em uma empresa ou equipe, deve haver um limite de pressão interna no que diz respeito ao seu trabalho. Um excesso de cobrança pessoal pode ser prejudicial para o próprio desenvolvimento corporativo, uma vez que acaba por comprometer a fluidez do desempenho profissional. Neste sentido, manter a calma, não culpar-se por toda uma situação de crise e lembrar-se da importância do equilíbrio pessoal para o progresso coletivo são bases fundamentais para quem enfrenta a ansiedade no trabalho.

Conteúdos relacionados