Neste artigo, a equipe do Espaço Fit Eventos fala sobre como esquematizar um planejamento estratégico empresarial. Leia mais!
Fundamental para a obtenção de resultados positivos, um planejamento estratégico tem como objetivo a definição de uma direção para a empresa ou organização. É o caminho raciocinado e esquematizado em prol do alcance de um ou mais objetivos. O processo de criação de tal planejamento, por vezes, pode ser um tanto quanto complexo devido a sua necessidade de reflexão, discussão, avaliação interna e definição de metas.
Primeiramente, não basta apenas a definição de uma direção. Cada etapa da estratégia geral deve ser fragmentada em projetos específicos e segmentados. De tal forma, é recomendado que se defina: os objetivos a serem atingidos por cada etapa; as ações e recursos necessários para atingir tais objetivos; os esforços necessários para cada estratégia, sejam estes humanos, financeiros ou tecnológicos; os possíveis obstáculos a serem enfrentados; e o retorno esperado sobre o planejamento.
Do contrário, um planejamento não é criado, mas apenas uma remota ideia de desejos e expectativas. Sobretudo, é importante que o empreendedor compreenda que os resultados dependerão do timing de implantação das estratégias, e até mesmo da correta execução das mesmas a curto e longo prazo em seu negócio.