Saber o que um cliente deseja é muito importante! Saiba como antecipar-se em relação ao seu cliente neste artigo do Espaço Fit Eve
Hoje em dia é comum a situação de constrangimento do vendedor ao tentar convencer o cliente de adquirir seu produto e este cliente sabe mais sobre o que está sendo oferecido que o próprio vendedor. Não é por acaso que isso anda acontecendo com bastante frequência, pois as pessoas têm cada vez mais acesso às informações dos produtos e serviços que lhes são oferecidos. A facilidade de acesso à informação criou muitos usuários autodidatas. E é sobre isso que o Espaço Fit Eventos fala neste artigo.
A falta de inovação de certos produtos faz com que seus concorrentes semelhantes pareçam iguais, daí não existe mais distinção de marcas e tudo vira a mesma coisa. Por isso é muito importante que cada novo produto tenha seu próprio diferencial. Outro problema que prejudica o trabalho do vendedor é ele próprio, pois muitas vezes acomodado não se prepara de forma adequada para uma reunião, onde pode acontecer o constrangimento de conhecer menos o produto que seu cliente.
Mas não precisa ser sempre assim, algumas atitudes podem reverter tal situação, como enriquecer o repertório. Antes de ir a uma reunião, o vendedor deve se preparar e conhecer cases que reforçam seu conhecimento. A linguagem do cliente deve ser falada e entendida para que a conversa flua melhor. Ouça o cliente e o que ele espera de seu produto. Além de conquistar sua confiança, ele sentirá que você está realmente preocupado com suas necessidades e ficará mais à vontade para falar sobre elas, e assim você poderá indicar o que ele realmente precisa.
Além de ouvir o que o cliente precisa, ofereça algo a mais que tenha a ver com a venda. Dessa forma, além de demonstrar conhecimento, você estará a frente de seus concorrentes. Ofereça a solução e o plus que te diferencia.