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Clima e cultura organizacional: qual a diferença?

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Cultura e clima organizacionais: você sabe qual é a diferença? Não ter claro o que significam os dois conceitos pode sair caro para a sua equipe. Muitas pessoas usam os termos de forma equivalente, mas por trás das duas palavras, existem significados bem diferentes!

O clima faz parte da cultura… mas, por mais que pareçam parecidos, são perspectivas bem diferentes. Entendê-los é crucial para que suas ações sejam efetivas dentro do seu time e refletindo para toda sua empresa. 

Pensando em te ajudar nessa jornada, o Espaço Fit trouxe um texto com as principais características de cada um. Anota aí!

Qual a importância do clima e cultura organizacional? 

Tanto a cultura organizacional quanto seu clima desempenham um papel importante na criação de um ambiente de trabalho saudável e eficiente. Assim como a cultura precisa pertencer aos que estão no topo, os líderes são responsáveis por disseminar o clima no qual suas equipes devem trabalhar.

Um erro comum é a confusão entre os dois conceitos. Muitas organizações acabam associando a cultura ao que, na verdade, refere-se ao clima: é a diferença entre as práticas e rotinas (os hábitos) que compõem a organização, em oposição à mentalidade com a qual os membros dessa organização abordam seu trabalho.

No entanto, o risco dessa confusão é não direcionar estratégias assertivas para cada conceito e estratégia organizacional, ignorar o clima é deixar o quebra-cabeça com vazios e confundir cultura instabiliza o seu objetivo!

Cultura organizacional 

Basicamente, a cultura organizacional é a personalidade da organização. A cultura é composta por pressupostos, valores, normas e sinais tangíveis dos membros da organização e seus comportamentos. 

Se sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Criar uma cultura forte é transformar sua empresa em uma personalidade com características, comportamentos e reflexos. A partir dessa construção, a disseminação no time fica muito mais fácil. Por ser multidimensional e multifacetada, ela deve ser algo além do que se deve seguir, mas do que se inspira ser. 

Para essa construção, inclua histórias, heróis, comportamentos organizacionais, tecnologias, estratégias, imagem, produtos, serviços, aparência. Abuse da criatividade!

Trouxemos alguns exemplos do que você pode usar para construir a sua cultura:

  • Crenças,
  • Valores,
  • Normas de comportamento, pensamento e inteligência emocional
  • Rotinas,
  • Tradições,
  • Perspectivas

Isso permeia ou se infunde na organização.

A cultura organizacional é uma propriedade emergente muito rica, profunda e descritível, mas um tanto imensurável. É o resultado de muitas interconexões e relacionamentos em uma organização.

Clima organizacional

O clima organizacional, por outro lado, é o sentido, sentimento ou atmosfera que as pessoas vivenciam na organização no dia-a-dia ou de maneira geral. É um conjunto de características e características únicas percebidas pelos funcionários sobre suas organizações e que atuam como uma grande força de influência em seu comportamento. 

Assim, o clima organizacional, em um sentido amplo, pode ser entendido como o cenário social da organização. 

Você sabe quando entra em um lugar e pensa:

‘Uau, este lugar tem uma energia incrível. As pessoas são muito legais ​​e isso é positivo ’,

ou

‘Uau, parece que algo aconteceu aqui. Não acho que essas pessoas gostam umas das outras. Parece que todos estão com medo. A atmosfera é péssima.

Esse é o clima.

Essencialmente, o clima são as percepções e atitudes das pessoas na cultura

O clima organizacional é uma peça do quebra-cabeça da cultura

Muitas organizações podem se distrair com o clima, pensando que precisam apenas melhorar o clima do local de trabalho para mudar sua cultura. Uma forte cultura organizacional é mais do que apenas tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

É sobre ter a clareza e o alinhamento de que a organização precisa para ter sucesso.

Dito isso, o clima tem um efeito importante no ambiente de trabalho. É sobre a mentalidade que permite que a estrutura e o alinhamento da sua organização sejam eficientes. 

Temos líderes que são emocionalmente inteligentes, criando um clima aberto e acolhedor onde as pessoas podem crescer por meio da curiosidade e do debate intenso? Quando os líderes estão criando um clima emocionalmente inteligente, podemos obter o sucesso para todos

Se os indivíduos abordarem seu trabalho com uma mentalidade de abertura e escolha, eles terão a energia para criar uma cultura mais eficiente e de alto desempenho.

Resumidamente, o clima organizacional é uma reflexão e manifestação de pressupostos culturais derivados dos líderes das organizações. Ele representa como os membros de uma organização vivenciam a cultura dessa organização e reflete a percepção de uma pessoa da organização à qual pertence. 

Como você aplica o clima e cultura organizacional no seu ambiente de trabalho? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe mais conteúdos no blog do Espaço Fit.

 

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