Prédios modernos vistos a partir de o interior de outro prédio
blog

O que é ambiente organizacional e qual importância para sua empresa?

MATÉRIAS RELACIONADAS

Organizações são grupos de pessoas deliberadamente formadas em conjunto para servir a um propósito por meio de metas e planos estruturados e coordenados. Um ambiente organizacional é composto de forças ou instituições em torno de uma organização que afetam o desempenho, as operações e os recursos. 

E como o gerenciamento desse espaço é de extrema importância para o estruturamento da sua empresa, o Espaço Fit Eventos preparou um texto para você aprender mais sobre a definição e os processos dos ambientes organizacionais. Acompanhe! 

 

O que é o ambiente organizacional?

O ambiente organizacional é composto por quatro variáveis responsáveis pela estrutura de determinada empresa, são elas: ambiente, organização, grupo e indivíduo. 

Para gerenciar a organização com eficácia, os gerentes precisam entender o ambiente de maneira adequada. Os estudiosos dividiram os fatores ambientais em duas partes: ambientes internos e externos.

 

O que é o Ambiente Organizacional Interno?

Em termos gerais, o ambiente organizacional interno é composto por vários elementos presentes dentro da organização, que podem afetar ou serem afetados com as escolhas, atividades e decisões da mesma.

Forças, condições ou arredores dentro dos limites da organização são os elementos do ambiente organizacional interno.

Alguns deles são tangíveis, como:

  • Instalações físicas 
  • Tecnologia
  • Know-how

Já outros fatores são intangíveis, como: 

  • Processamento de informações
  • Capacidades de comunicação
  • Cultura
  • Recompensa e estrutura de tarefas, 
  • Expectativas de desempenho
  • Capacidade de gerenciamento de estrutura de poder 
  • Dinâmica da cultura da organização

 

O que é o Ambiente Organizacional Externo?

A visão geral do ambiente organizacional externo, também conhecido como ambiente geral, envolve todos os fatores externos e influências que impactam a operação de um negócio a qual uma organização deve responder ou reagir.

Podem ser entidades, condições, eventos e fatores em torno da organização que influenciam as escolhas e atividades e determinam suas oportunidades e ameaças, como exemplos podemos citar:

  • Fatores políticos.
  • Fatores econômicos
  • Fatores socioculturais.
  • Opinião pública
  • Fatores econômicos.
  • Fatores legais.
  • Fatores ambientais (naturais).

Junto a isso, podemos adicionar outros fatores que se adaptam à atual atmosfera empresarial moderna.

  • Fatores demográficos.
  • Fatores internacionais.

O impacto nas operações da empresa, seus concorrentes e clientes torna sua análise de extrema importância.

Desenvolva o ambiente organizacional da sua empresa oferecendo treinamentos e palestras para o seu time. O Espaço Fit Eventos conta com salas modernas, confortáveis e flexíveis. Conheça nosso ambiente! 

 

Por que é preciso entender o ambiente organizacional?

Cada empresa de negócios deve existir, sobreviver e crescer em relação às várias forças do ambiente de negócios. Uma vez que as empresas não têm controle sobre essas forças, ela deve se adaptar a como elas se manifestam.

  1. Permitir a identificação de oportunidades e obter a vantagem de ser o pioneiro

O ambiente de negócios oferece muitas oportunidades para as empresas melhorarem seu desempenho. As empresas que são capazes de explorar essas oportunidades em um estágio inicial obtêm o máximo benefício e podem deixar seus concorrentes para trás.

  1. Ajudar na identificação de ameaças e sinais de alerta precoce

A compreensão do ambiente ajuda uma empresa a reconhecer informações qualitativas com antecedência, que podem ser usadas para prepará-la para enfrentar prováveis ​​desafios.

  1. Lidando com as mudanças rápidas

O ambiente de negócios é muito dinâmico, vemos mudanças como novas tecnologias, mercados fragmentados, clientes mais exigentes, forte concorrência global e muito mais todos os dias.

Assim, para lidar de forma eficiente com essa dinamicidade, os gestores devem compreender o ambiente e adotar planos de ação adequados para cada momento. Isso ajuda a administração a se tornar mais sensível às necessidades em constante mudança dos clientes. Como resultado, eles são capazes de responder a essas mudanças com eficácia.

 

Ambiente Organizacional: qual a importância?

Por fim, as organizações devem reagir e se adaptar às muitas forças em seus ambientes internos e externos. 

O ambiente organizacional remete a maneira como as forças afetam cada organização de maneira diferente. Uma compreensão das forças e como elas atualmente tocam as organizações e pressionam a mudança estrutural é crucial.


Gostou desse texto? Compartilhe nas redes sociais e acompanhe o blog da Espaço Fit Eventos.

Conteúdos relacionados