homem sorridente com notebook branco com a palma da mão aberta

BLOG

Inovação e Engajamento: Descubra as 5 maiores tendências que estão moldando o futuro dos eventos corporativos

Espaço Fit Eventos

Inovação e Engajamento: Descubra as 5 maiores tendências que estão moldando o futuro dos eventos corporativos

É fato que os eventos corporativos estão focados cada vez mais na experiência oferecida aos participantes. Nesse contexto, surgem insights e novidades promissoras do setor, principalmente no âmbito tecnológico, que elevam a qualidade dessas experiências imersivas, envolvendo ambientes interativos e estimulantes, a gamificação, que utiliza elementos de jogos para envolver os convidados, além dos eventos híbridos, que combinam o melhor dos dois mundos, presencial e virtual, ampliando o alcance e a participação do público.

Descubra neste artigo as 5 maiores tendências dos eventos corporativos, como engajar e conectar as empresas e os participantes.

Quais os benefícios dos eventos corporativos para as empresas e os participantes?

mulher de pé com microfone na mão e pessoas sentadas assistindo palestra em evento corporativo

Uma série de benefícios são oferecidos tanto às empresas quanto aos participantes. Essas ocasiões não são simples reuniões de negócios ou conferências, e sim, criam um impacto positivo e duradouro em diversas áreas.

Para as empresas a repercussão de um evento corporativo está ligado ao fortalecimento da cultura organizacional, proporcionando um ambiente ideal para reunir colaboradores, fornecedores e clientes, em um espaço totalmente personalizado, que estimula e reforça os valores da empresa, e por consequência, o engajamento dos funcionários na construção de relacionamentos sólidos.

Outro benefício é o estímulo à criatividade e inovação, já que os eventos trazem um cenário propício para troca de ideias, networking e o envolvimento de profissionais das mais diversas áreas. Essa interação ajuda na criação de novas soluções, insights valiosos, troca de conhecimento, ampliação de rede de contato, e até mesmo, a gerar inovação dentro da empresa.

Pode-se destacar também, a capacitação dos participantes através de palestras, workshops e painéis de discussão, obtendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, aprimorar novas habilidades e se manter atualizado de novas tendências do setor.

Para os participantes as chances aumentam na construção de network, além de conhecer pessoas que inspiram, estabelecendo conexões valiosas que podem impulsionar as suas carreiras.

Os eventos corporativos também oferecem momentos de descontração e até alívio do estresse no ambiente de trabalho. Uma maneira de pausar a rotina diária, se divertir, relaxar e aproveitar as atividades sociais como, festas, jantares ou atividades recreativas, contribuindo para o bem-estar e saúde mental dos profissionais.

De um modo geral, os eventos corporativos são uma poderosa ferramenta que ajuda a impulsionar o crescimento das empresas e dos profissionais, promovendo inovações, ampliando network, conectando pessoas, inspirando e desfrutando momentos de descontração, tornando um investimento valioso para as empresas e uma experiência memorável aos participantes.

Conectando pessoas: Descubra as 5 maiores tendências dos eventos corporativos

três mulheres olhando para o celular em um evento

Por serem poderosas ferramentas para as empresas, os eventos corporativos conectam e proporcionam incríveis experiências aos participantes.

É notório que há um crescimento considerável do setor, de acordo com a ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), o hub setorial soma 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) dos brasileiros.

Grandes oportunidades são geradas tanto para as empresas quanto para o próprio setor. E é de suma importância entender quais as novidades que podem amplificar a vivência dos participantes, descobrindo as tendências atuais para transformar os eventos corporativos e se destacar no mercado.

1 – Experiências imersivas

homem branco com óculos de realidade virtual

As experiências imersivas em eventos corporativos consistem em uma abordagem que busca envolver os participantes de forma profunda com a união de tecnologias, com o objetivo de criar ambientes interativos e envolventes, permitindo que as pessoas mergulhem na temática do evento.

Um exemplo, é o uso de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), essas tecnologias permitem que os participantes sejam transportados para ambientes virtuais e digitais, sobrepostos ao ambiente real, criando uma sensação de presença e interação com o conteúdo.

Além do mais, a experiência imersiva proporciona a oportunidade única de oferecer experiências personalizadas e adaptadas às necessidades de cada participante.

Com a tecnologia as experiências dos participantes são amplificadas, afinal há interações mais dinâmicas e colaborativas, através de jogos, simulações e atividades interativas, que estimulam o trabalho em equipe, e a resolver problemas mais complexos.

Esse dinamismo tecnológico requer um local adequado ao tipo de evento. O Espaço Fit Eventos é o local perfeito para essa ocasião, as Salas Design Thinking 

possuem uma infraestrutura moderna e descontraída. São ambientes ideais que inspiram, incentivam a inovação, a criatividade e a colaboração.

Também é uma excelente oportunidade de coletar dados valiosos sobre comportamento e as preferências das pessoas presentes no evento. Esses dados podem ser usados para otimizar futuros eventos, personalizar ofertas e melhorar a experiência do participante.

2 – Gamificação

pessoas tocando as mãos em uma gamificação em evento corporativo

Seguindo com as tendências tecnológicas nos eventos corporativos, a gamificação é algo crescente, utilizando jogos para engajar e motivar os participantes, transformando a experiência em algo divertido, competitivo e recompensador. Essa abordagem inovadora traz uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para os participantes.

Em termos simples, a gamificação envolve a aplicação de princípios de jogos, como pontuação, desafios, recompensas e rankings, em contextos não lúdicos, como treinamentos, workshops, conferências e outras atividades corporativas. O objetivo é estimular o engajamento ativo dos participantes, despertar sua curiosidade e proporcionar uma experiência interativa e envolvente.

Essa novidade também pode ser inserida em aplicativos que incentivam pequenas tarefas ou recompensas através de pontos. Além de interações com outros recursos do app, como exemplo, curtidas, reuniões agendadas, mensagens enviadas, entre outros. Podem ser oferecidas premiações aos melhores colocados.

3 – Crowd Streaming

homem com uma câmera gravando o evento corporativo

O Crowd Streaming é uma inovadora abordagem tecnológica que permite transmitir eventos corporativos ao vivo para uma ampla audiência, envolvendo os participantes presenciais e também os espectadores remotos.

O diferencial está em exatamente não ser apenas uma simples transmissão ao vivo, e sim, proporcionar uma experiência diferenciada, onde os participantes remotos podem interagir com o evento de forma virtual.

Uma das principais características dessa tendência é a capacidade de envolver grande quantidade de pessoas em tempo real, independentemente da localização.

Essas interações em tempo real podem ocorrer por meio de plataformas, e os participantes têm a possibilidade fazer perguntas, participar de enquetes, interagir com os palestrantes e até mesmo realizar networking virtual.

O mais interessante é que esse modelo Crowd Streaming se encaixa em qualquer tipo modalidade, é uma excelente opção para quem deseja ampliar os eventos corporativos, engajando muito mais pessoas, afinal, os espectadores remotos podem participar de qualquer local, desde que tenham acesso à internet. Essa acessibilidade ampliada aumenta a inclusão e a diversidade de participantes, enriquecendo a troca de conhecimento e perspectivas.

4 – Personalização de conteúdo

pessoas em uma sala de evento sentados fazendo anotações

A personalização de conteúdo não é uma tendência atual, mas é algo essencial nos eventos corporativos, que consiste na criação e entrega de informações, apresentações e experiências sob medida para atender às necessidades e interesses específicos dos participantes. Em vez de adotar uma abordagem genérica, buscam oferecer conteúdos de relevância aos participantes.

A implementação ocorre no entendimento sobre o público-alvo, que são agrupados e segmentados para que sejam desenvolvidos programas, palestras, workshops e atividades direcionadas a cada grupo, garantindo que cada participante receba informações e experiências alinhadas aos seus interesses e objetivos.

Isso tudo traz experiências positivas aos participantes, aumentando o engajamento, a motivação e consequentemente se envolvem mais ativamente no evento. Ficam mais atentos e  absorvem mais conhecimento durante as sessões, palestras e atividades.

Por fim, com esse compilado de vantagens, é possível obter insights mais detalhados sobre as preferências dos participantes, necessidades e comportamento. Esses dados coletados podem ajudar a aprimorar futuros eventos, conceder ofertas personalizadas, além de melhorias na experiência geral dos participantes.

5 – Eventos híbridos

homem de pé com câmera fazendo transmissão ao vivo de evento corporativo

Essa combinação de elementos presencial mais virtual resultou na tendência de eventos híbridos. Esse formato permite que o participante escolha estar fisicamente ou em meio as plataformas online.

Os participantes presenciais têm a oportunidade de vivenciar o evento de maneira física, interagir pessoalmente com palestrantes, colegas e expositores, além de atividades e sessões presenciais. Por outro lado, quem prefere comparecer virtualmente, pode acompanhar o evento por meio de transmissões ao vivo, acessar apresentações, participar de sessões interativas online e interagir com outros participantes no ambiente digital.

Da mesma forma que o modelo Crowd Streaming tem por objetivo ampliar o alcance, os eventos híbridos não é diferente, são mais acessíveis, permite que pessoas de diferentes localidades e fusos horários também participem.

Existem diferentes tipos de eventos híbridos, que podem ser adaptados às necessidades e objetivos de cada empresa:

  • Conferências;
  • Feiras e exposições;
  • Eventos de networking;
  • Treinamentos e workshops.

A configuração exata de como será o evento híbrido varia de acordo com a proposta alinhada aos objetivos das empresas. O Espaço Fit Eventos possui uma ampla estrutura com equipamentos multimídia de última geração contendo: som, imagem, informática e tecnologia, plataforma de streaming, internet dedicada, projeção mapeada e painel de led. Tudo com tecnologia de ponta para que seu evento híbrido ou presencial, seja um sucesso.

Conclusão

Os eventos corporativos estão passando por uma transformação significativa, impulsionados por novas tendências e tecnologias inovadoras. As experiências imersivas, a gamificação, o crowd streaming, a personalização de conteúdo e os eventos híbridos estão moldando o futuro desses eventos, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para os participantes.

Essas tendências no setor de eventos corporativos estão transformando a maneira como as empresas se conectam com os participantes, e é crucial aproveitar essas oportunidades para se destacar cada vez mais no mercado. Além de promover conexões significativas e proporcionar experiências memoráveis aos participantes. 

Não perca a oportunidade de transformar seus eventos corporativos e elevar sua marca a um novo patamar. Agarre essa chance de se destacar e conquistar resultados incríveis. Contate-nos agora mesmo.

Vitória Fit

Vitória Fit

Vitória é formada em Relações Públicas, tem paixão por eventos e ama desenvolver conteúdo. Adora incorporar novos projetos, e está sempre antenada nas novidades e tendências do setor de eventos.

Leia também

Matérias Relacionadas

Estrutura completa para

Eventos Corporativos

FOTOS DAS SALAS

Espaços Modernos, com Conforto e Tecnologia

FOTOS DE ESPAÇOS MULTIUSO

Ambientes para Gastronomia, Confraternizações e Coquetéis

VÍDEOS DO ESPAÇO

Localização, Estrutura e Atendimento de Qualidade