| |

Participação feminina no mercado

blog

Participação feminina no mercado

Participação feminina no mercado

Qual o atual papel da mulher no mercado de trabalho? Entenda o assunto neste artigo do Espaço Fit Eventos, referência em aluguel de salas para treinamentos em São Paulo.

Com o avançar dos anos, as mulheres vêm ganhando maior representatividade, reconhecimento e espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos nunca antes ocupados por profissionais do sexo feminino e desbravando fronteiras criadas por uma sociedade essencialmente dominada por homens. Mesmo com o fato eminente das condições de trabalho e remunerações não serem as mesmas entre homem e mulher no mercado de trabalho, de acordo com pesquisas realizadas pelo Sesara Experian, cerca de 43% dos negócios existentes no Brasil pertencem a mulheres empreendedoras, que encabeçam pequenas e médias empresas.

Neste sentido, em índices mais concretos, tal número acaba por englobar cerca de 5.693.694 mulheres que empreendem, representando, assim, 8% da população feminina brasileira. No entanto, o mesmo estudo indica que apenas 0,2% das mulheres brasileiras são sócias de grandes empresas ou companhias. Além disso, em muitos locais, os salários profissionais também costumam variar de acordo com o sexo do profissional. Todos esses fatores nos fazem pensar no papel da mulher no mercado de trabalho.

Mesmo com todo o visível aumento da participação feminina no mercado e mundo empresarial, a desigualdade entre homens e mulheres no mercado corporativo ainda resiste. Sobretudo, torna-se evidente um maior reconhecimento do potencial feminino e, principalmente, emergente equiparação de condições de trabalho entre homens e mulher dentro do mercado de trabalho. No entanto, também é evidente a atual melhoria e desenvolvimento deste cenário, que deve ser valorizado e incentivado.

Conteúdos relacionados